Capa » Riscos geo-hidrologicos » 02/10/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

02/10/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 02/10/2017

Nesta segunda-feira (02/10), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para os estados citados há previsão de chuva em forma de pancadas de intensidade moderada a forte, com acumulados significativos em curto espaço de tempo. Destaque para o centro-norte, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do sul, praticamente todo estado de Santa Catarina, e extremo oeste e leste Paraná. Nas regiões em destaque de Santa Catarina, considerando que a chuva poderá ocorrer intensa e em curto espaço de tempo e os acumulados prévios de precipitação, é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco geo-hidrológico. Nas demais regiões citadas, considerando a possibilidade de chuva, há possibilidade BAIXA de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológico.

  • Região Sudeste: São Paulo e Minas Gerais.

Para os estados de São Paulo e Minas Gerais há previsão de chuva em forma de pancadas de intensidade moderada a forte, com acumulados significativos em curto espaço de tempo. Destaque para o nordeste, extremo oeste, Vale do Paraíba e região metropolitana da capital em São Paulo, onde é MÉDIA a possibilidade de abertura de alertas de risco hidrológico de enxurradas e inundações bruscas em áreas urbanas. No sul e Zona da Mata em Minas Gerais é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco hidrológico de enxurradas e inundações bruscas em áreas urbanas da região em destaque.

  • Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Há previsão de chuva em forma de pancadas de intensidade moderada a forte, com acumulados significativos em curto espaço de tempo no sul do Mato Grosso, e oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul. Considerando que a chuva poderá ocorrer intensa e em curto espaço de tempo, é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de risco hidrológico de enxurradas e inundações bruscas em áreas urbanas.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …