Capa » Riscos geo-hidrologicos » 02/03/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

02/03/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta terça-feira (02/03/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

Risco Hidrológico 

 

  • Região Norte: Amazonas, Acre e Rondônia.

 

Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste e Sul do Amazonas, em todo Estado do Acre e na mesorregião Madeira-Guaporé em Rondônia em decorrência da elevação gradual dos Rios Juruá, Tarauacá, Purus, Acre e Madeira, os quais estão em cota de transbordamento e alerta em vários pontos das bacias. 

 

  • Região Nordeste: Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

 

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos (Figura 2) no leste de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, principalmente as Regiões Metropolitanas desses estados, onde há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia e aos acumulados prévios de chuva já registrados, podendo causar alagamentos e enxurradas. 

 

  • Região Sudeste: São Paulo.

 

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Metropolitanas de São Paulo e Litoral Sul (Figura 1), devido à previsão de pancadas de chuva localmente fortes, com potencial para gerarem altos acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos principalmente em áreas urbanas.  

 

  • Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões de Curitiba, no norte e sul de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e na Região Metropolitana de Florianópolis, devido à previsão de pancadas de chuva, com potencial para gerarem altos acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos principalmente em áreas urbanas.

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Risco Geológico

 

  • Região Sudeste: São Paulo.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) na Região Metropolitana e sul de São Paulo, devido à previsão de pancadas de chuva e aos acumulados prévios em alguns municípios. 

 

  • Região Sul: Santa Catarina e Paraná.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) na Região Metropolitana de Curitiba, no nordeste de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e na Região da Grande Florianópolis, onde há previsão de chuva de intensidade moderada a forte no decorrer do dia, região em que os acumulados de precipitação já estão críticos, podendo deflagrar deslizamentos de terra.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Serrana e Sul Catarinense, onde há previsão de chuva de intensidade moderada a forte, ao longo do decorrer do dia.

 

  • Região Nordeste: Pernambuco e Paraíba.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Metropolitana de Recife, onde há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada no decorrer do dia, somada aos acumulados prévios de chuva já registrados, podendo assim, deflagrar deslizamentos de terra. Na Zona da Mata de Pernambuco e Região Metropolitana de João Pessoa considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa

 

  • Região Norte: Amazonas.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) em Manaus, considerando a previsão de pancadas de chuva com possibilidade de gerar altos acumulados suficientes para deflagrar deslizamentos pontuais em taludes antropizados. 

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …