Capa » Riscos geo-hidrologicos » 01/12/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

01/12/2017 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta sexta-feira (01/12), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo.

A chuva prevista na Região Sudeste ocorrerá na forma de pancadas e poderá gerar acumulados expressivos em curto intervalo de tempo, condição que favorece eventos de enxurrada em micro e pequenas bacias. Além disso, a chuva prevista poderá incrementar os acumulados pluviométricos já observados nas últimas semanas, condição favorável a eventos de movimento de massa.

Destaca-se a chuva prevista na região Serrana e Metropolitana do Rio de Janeiro, e as áreas entre a Zona da Mata Mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o risco é ALTO para envio de alertas geo-hidrológicos. Nas demais áreas do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais, apesar de existir a condição de chuva, os acumulados previsto não serão tão altos e, por isso, o risco é MÉDIO para envio/atualização de alertas geo-hidrológico. No litoral norte do estado de São Paulo, há previsão de chuva fraca e intermitente, condição que poderá incrementar os acumulados já observados, sendo BAIXO o risco para envio de alertas geo-hidrológicos.

  • Região Nordeste: Bahia.

Há previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada no sul Bahia. Porém, é BAIXA a possibilidade de envio de alertas de risco geo-hidrológico.

  • Região Centro-Oeste: Mato Grosso.

Há previsão de pancadas de chuvas de intensidade moderada à forte em grande parte da região. A chuva prevista poderá gerar altos acumulados de precipitação em curto espaço de tempo, desencadeando eventos de enxurradas e inundações bruscas, principalmente na capital Cuiabá. Contudo, é BAIXA a possibilidade de abertura de alertas de riscos hidrológicos.

  • Região Norte: Manaus.

A previsão meteorológica indica pancadas de chuva isoladas que podem ocorrer com forte intensidade sobre a região de Manaus. Estas chuvas podem levar a inundação de igarapés e/ou a escorregamentos, principalmente na zona norte do município. Entretanto, é BAIXA a possibilidade de envio de alertas de riscos geo-hidrológicos.

Figura 01. Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de riscos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

22/03/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Nesta sexta-feira (22/03), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …