Capa » Riscos geo-hidrologicos » 01/02/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

01/02/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

A previsão meteorológica indica condições para a continuidade da chuva nos próximos dois dias no Sudeste do Brasil, entretanto com maiores acumulados sendo esperados para o estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Nessas regiões, há previsão de pancadas de chuva de forte intensidade onde pode haver eventos pontuais de enxurradas e deslizamentos, principalmente nas grandes áreas urbanas. Considerando os altos acumulados observados na última semana em Minas Gerais e sul do Espírito Santo, ainda há potencial para a deflagração de processos geo-hidrológicos que ainda podem causar impactos. Nessa região, a tendência é de diminuição das chuvas em termos de acumulado e intensidade, mas ainda com possibilidade de pancadas de chuva localizadas. Na faixa norte do país, do Amapá até o Rio Grande do Norte, há previsão de pancadas de chuva localmente fortes nos próximos dias, que podem deflagrar processos hidrológicos principalmente em municípios litorâneos. Na Região do Recôncavo Baiano ainda há previsão de pancadas localizadas no decorrer de amanhã, devido à vulnerabilidade da região não descarta possibilidades de eventos de movimento de massa pontuais.

No sábado (01/02/2020) (Figura 1), nas áreas destacadas em amarelo, considera-se MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, que inclui a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata de Mineira, sul de Minas Gerais, Região Serrana e sul do Rio de Janeiro, faixa leste de São Paulo (incluindo as regiões metropolitanas da capital, Vale do Paraíba, Campinas, Baixada Santista e Litoral Norte) a faixa norte do país (do litoral do Amapá ao Ceará) e a Região do Recôncavo Baiano.

No domingo (02/02/2020) (Figura 2), as áreas com nível MODERADO passam a se restringir a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata de Mineira, sul de Minas Gerais, Região Serrana e sul do Rio de Janeiro, faixa leste de São Paulo (incluindo as regiões metropolitanas da capital, Vale do Paraíba, Campinas, Baixada Santista e Litoral Norte) a faixa norte do país (do litoral do Amapá ao Ceará) e a região sul do Espírito Santo.

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação dos modelos meteorológicos.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …